quatro minutos depois das sete

hora de partida para outro lado qualquer...

terça-feira, abril 05, 2005

Morreu UM Papa

Não tenho os conhecimentos necessários da História da Igreja Católica, dos papéis desempenhados pelos vários Papas, nem mesmo da boa (ou má) fé que possam ter tido na sua intervenção política ao longo dos tempos. Como tal, não posso emitir juízos formados ou consistentes sobre esta questão.
De qualquer maneira, tal como mfc no seu www.pedemeias.blogspot.com , também eu não me esqueci da chegada de João Paulo II a Timor e do facto de ter escolhido não beijar aquele chão manchado de violência e sofrimento...
E pergunto-me:
- será que quando outros líderes religiosos estiverem prestes a morrer (sim, porque um Papa é um líder religioso e deveria apenas cingir a sua acção ao domínio da sua fé...), as televisões de todo o mundo irão acompanhar os seus últimos dias de vida?
- será que o Estado Português (laico?!?) decretará então 3 dias de luto nacional?
- por que é que a religião não é só feita de valores morais e crenças?!
- por que é a religião é motivo para o aprofundamento do abismo e do acirrar das diferenças entre os homens?
- porque é que os israelitas continuam a matar palestianos?
Ou será que toda esta mediatização me revolta "somente" pelo facto de ser ateia (até ver...)?
Quem tem fé (em Deus, em Alá, em Buda... no que for...) não vê o mesmo que eu?

5 Comments:

  • At 5/4/05 09:56, Blogger Duda said…

    Questão complexa sem dúvida.
    Pela minha parte fica apenas a simpatia por um homem que assumiu sempre as suas convicções, que se bateu por valores que são queridos, suponho eu, a toda a gente como a paz e a justiça ou que teve a coragem de ser anti-fascista numa Polónia ocupada pelos nazis e anti-comunista numa Polónia dominada pelo poderio soviético.
    Depois claro, há um sem número de questões discutíveis como são as posições que assumiu face à contracepção ou à utilização do preservativo em tempos de escalada do HIV.
    Pela minha parte que descanse em paz e que tudo aquilo em acreditava seja efectivamente verdade, que haja um céu, um Deus bom e misericordioso e uma compensação pelas limitações da vida terrena. Era bom que assim fosse.

     
  • At 5/4/05 11:11, Blogger Alcabrozes said…

    Do comentário do Daniel Oliveira retenho apenas "(...)o meu credo é o agnosticismo, para não haver confusões(...)".
    Ai, credo! E isso diz-se?
    Outra coisa que eu acho espantosa é que a maioria dos comentários/opiniões são emitidas por não católicos confessos... E eu digo: Isso são assuntos lá deles, que se entendam, pois!

    o net pulha

     
  • At 5/4/05 16:48, Blogger Pedro said…

    - "será que quando outros líderes religiosos estiverem prestes a morrer (sim, porque um Papa é um líder religioso e deveria apenas cingir a sua acção ao domínio da sua fé...), as televisões de todo o mundo irão acompanhar os seus últimos dias de vida?"
    Talvez porque a religião católica tenha muitos crentes ou porque este era um Papa especial, considerado por todos os religiosos (sejam eles quais forem: muçulmanos, judeus, budistas, etc) ou porque os canais televisivos e jornais vêem que conseguem tirar dividendos por dar tanta atenção ao enterro do Papa.

    - será que o Estado Português (laico?!?) decretará então 3 dias de luto nacional?
    É claro que sim. O Papa era o lider da principal religião em Portugal! Para além de tudo o que fez para a Paz e Liberdade no Mundo!

    - por que é que a religião não é só feita de valores morais e crenças?!
    E é, só que alguns destes valores interferem com situações não necessariamente morais ou de crença.

    - por que é a religião é motivo para o aprofundamento do abismo e do acirrar das diferenças entre os homens?
    É uma pena quando isso acontece. Mas não é a religião que faz isso, são os homens... e esses erram.

    - porque é que os israelitas continuam a matar palestianos?
    o que é que a morte do Papa tem a ver com isto?! Adiante, por que é que os palestinianos continuam a matar israelitas? Por que é que os protestantes continuam a matar católicos e vice-versa na Irlanda?
    Não concordo com essa pergunta caída no meio disto tudo. É a mania de que os judeus são os únicos maus da fita no que se passa no Médio Oriente...

    Ou será que toda esta mediatização me revolta "somente" pelo facto de ser ateia (até ver...)?
    Quem tem fé (em Deus, em Alá, em Buda... no que for...) não vê o mesmo que eu?

    Pelo facto de eu ser católico não sinto essa revolta. No entanto, quando vejo peças que não me interessam (e são muitas) mudo de canal.

     
  • At 6/4/05 11:06, Blogger Elisabeta said…

    No soy atea pero considero excesiva tanta mediatización,no sé,quizás asi llega la noticia a todo el mundo si,pero considero que es excesivo.Lo respeto,claro,pero...Besitos

     
  • At 6/4/05 14:39, Blogger mc said…

    A religião é sem dúvida um dos assuntos que desperta maior polémica nas conversas entre amigos e, não seria de esperar outra coisa, também aqui neste espaço.
    Agradeço todas as opiniões (mais ou menos radicais) que não se esgotam nem no post original, nem nos vários comentários que têm sido feitos.
    Por que não continuar esta discussão? O quatro minutos depois das sete está aberto a esta partilha... Be my guest!

     

Enviar um comentário

<< Home