quatro minutos depois das sete

hora de partida para outro lado qualquer...

quarta-feira, junho 01, 2005

DIA DA CRIANÇA

Hoje não é só o primeiro dia do mês de Junho...
É O DIA DA CRIANÇA!!!
Ok... já tenho idade para ter juízo!
Mas tenho sobretudo idade para me lembrar de que todos os anos, impreterivelmente, dia 1 de Junho, mamãe e papai faziam questão de me levar à Feira do Livro no Parque Eduardo VII. E, como prometido, de me oferecerem pelo menos um livro.
Era assim quando já sabia ler mas também quando ainda não sabia e limitava-me a ver os "bonecos"!
Habituei-me a gostar de folhear os livros, de sentir o cheiro da tinta impressa nas folhas... e... bem... confesso que dei uns autógrafos na maior parte dos livros lá de casa... só para experimentar a forma das letras! eheh
Recordar a infância leva-nos a estes lugares... de emoções, cheiros, sons e rituais que me fazem acreditar que vale a pena criar hábitos e motivar as crianças para certos acontecimentos que podem, um dia, fazer parte significativa da vida adulta e dos prazeres que ela pode conter.
E a leitura permite, sem dúvida, conhecer histórias, alargar horizontes, construir memórias e desenvolver fascínios...
Para mim, à leitura e ao Livro associarei sempre a Feira do Livro, no dia 1 de Junho... todos os dias da Criança da minha infância lisboeta.