quatro minutos depois das sete

hora de partida para outro lado qualquer...

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Wilson Pickett

"Morreu Wilson Pickett, um dos grandes nomes da música soul...

O cantor de música soul Wilson Pickett, criador de êxitos como «In the midnight hour» e «Land of the 1,000 dances», morreu quinta-feira num hospital da Virgínia, vítima de ataque cardíaco aos 64 anos.
A sua agente, Margot Lewis, disse que o cantor estava doente há algum tempo, tendo sido forçado a deixar de actuar em público em 2005.
Natural do Alabama, Wilson Pickett começou a carreira musical ainda adolescente em Detroit, no Michigan, onde fez parte do grupo The Falcons, que integrava uma outra futura vedeta da música soul, Eddie Floyd.
O ponto de viragem na carreira surgiu em 1965 com a assinatura de um contrato com a editora Atlantic, na altura a mais respeitada no mundo da música soul, responsável pelo chamado «Motown sound».
Pouco depois, Wilson Pickett chegava à lista dos discos mais vendidos com «In the midnight hour», de que escreveu a letra em parceria com o músico Steve Cropper.
Seguiu-se uma série de outros êxitos, como «Mustang Sally» e «Funky Broadway», atingindo o topo com o maior sucesso da sua carreira, «Land of the 1,000 dances», que chegou ao sexto lugar na lista dos discos mais vendidos nos Estados Unidos.
Embora tenha continuado a carreira até ao ano passado, com o último disco editado em 1999 («It´s harder now»), Wilson Pickett registou em 1972 o último êxito com «Fire and water»."