quatro minutos depois das sete

hora de partida para outro lado qualquer...

segunda-feira, maio 09, 2005

Bloco de Pedra?

No Domingo pela manhã, num dos noticiários da SIC Notícias, falava-se do congresso do Bloco de Esquerda. A notícia em causa dava conta da crítica feita por uma militante relativamente a uma suposta falta de debate alargado e escolha colectiva dos candidatos do Bloco às eleições autárquicas. Até aqui nada de especial, para além de este poder ser um primeiro sintoma de que o Bloco se estará a tornar, para o bem e para o mal, num aparelho partidário à maneira dos restantes “Grandes Partidos”, sujeito aos mesmíssimos vícios, mas também e sobretudo por esta militante ser uma ex-militante de organizações armadas clandestinas de extrema-esquerda, nomeadamente Brigadas Revolucionárias e FP-25. Achei curiosa a aparição da Helena naquele noticiário, falando para quem a quis ver e ouvir a respeito da participação activa que os militantes de base querem ter nos processos de tomada de decisão e gostei sobretudo por tudo o que aquela intervenção significa: vinte anos depois a Helena pode falar livremente nas televisões, pode participar como militante activa nas actividades de um partido ou se quisermos, de um movimento, mesmo que para dizer que lhe estão a vedar parte dessa possibilidade, tudo isto com recurso apenas e tão só à força das palavras. Gostei também por ver que o Bloco abriu as portas à participação de pessoas com percursos de vida no mínimo polémicos, mas gostei sobretudo por ver que na Helena aquela mesma preocupação com a participação das bases, a mesma que porventura a terá levado a pegar em armas e a cometer algumas asneiras graves no passado, se mantém apesar de tudo o resto ter mudado.
Hoje pela manhã, li num daqueles diários de distribuição gratuita pelos quais passo os olhos à procura de alguma coisa interessante, que o Bloco se prepara para prever nos seus estatutos a figura do Processo Disciplinar e demais cartilha para acautelar e enquadrar aquilo a que chamam situações de alguma gravidade. Coincidência entre uma e outra coisa? A ver vamos.

1 Comments:

  • At 10/5/05 11:15, Blogger Alcabrozes said…

    Não será uma maneira de tentar enquadrar os possíveis oportunistas do momento que, por interesses externos, quisessem minar a imagem do BE com atitudes para lá do extremismo?
    o net pulha

     

Enviar um comentário

<< Home